Mau hálito. Principais causas e como tratar.

O mau hálito é uma questão muito recorrente na vida dos animais, principalmente em cães.

Este é um  problema que pode incomodar muito os tutores, pois o odor pode ser muito desagradável, principalmente quando o cão fica sempre muito próximo ao dono, como na hora de dormir na mesma cama.

CAUSAS

Falta de higienização bucal: A maioria dos tutores não tem o hábito de escovar os dentes dos animais com frequência, portanto os resíduos de comida vão acumulando, o que leva a gerar mau hálito.

Alimentação: O costume de dar comida de humanos para os cães pode acelerar o processo do mau hálito, visto que são mais propensas a se acumularem entre os dentes dos animais.

Tártaro: O tártaro é uma placa de bactérias que surge pelo acúmulo de restos de comida e pode ser identificado através de manchas nos dentes dos animais, podendo ser amareladas ou marrons.

Gengivite: As inflamações na gengiva são grandes causadoras de mau hálito.

COMO TRATAR?

Escovar os dentes dos cães diariamente, para retirar as substâncias acumuladas pela alimentação.  A escovação deve ser feita com escova e creme dental próprios para animais. Em hipótese alguma pode ser usada pasta de dente de humanos.

Evitar oferecer alimentos de humanos para os cães. As rações secas são formuladas especialmente para os pets, visando suas particularidades, alimentando-os, nutrindo-os e auxiliando na manutenção da saúde bucal.

Caso o animal esteja com tártaro, a escovação não será o bastante. A remoção do tártaro deverá ser feita com um veterinário.

Oferecer petiscos e brinquedos próprios para os animais ajudam na limpeza dos dentes, pois estes produtos são desenvolvidos  para limpar os dentes, fortalecer as gengivas, prevenir o acúmulo de tártaro e estimular a mastigação.

Caso o mau cheiro persista, pode não ser uma questão só de higienização bucal, e estar relacionado a algum problema de saúde, portanto consulte um médico veterinário.

Gostou da #dicadaracoesrabelo ?
Qualquer dúvida, entre em contato conosco. ⤵️

📞(31)3417-4848
📲(31)9.7145-6315
💻www.RacoesRabelo.com.br
📍Rua Dr. David Rabelo, 749 – Alípio de Melo, BH/ MG