Cães Comendo Fezes… O que fazer?

O ato de comer as próprias fezes se chama Coprofagia e por mais estranho que possa parecer, é um hábito mais comum entre os cães do que podemos imaginar.

A Coprofagia pode estar ligada a diversos fatores, entre eles questões de sáude do animal ou até mesmo aspectos comportamentais.

Veja abaixo os motivos que podem estar levando o pet a comer as próprias fezes:

⚠️Questões Comportamentais:

✖️Medo de estar fazendo errado: Se o dono fica bravo e xinga o animal, por ele fazer suas necessidades no local errado, no momento que ele faz as fezes, ele pode entender que fazer cocô é errado e desenvolver o hábito de comer as fezes para não deixar a “prova do crime” e não ser repreendido novamente.

✖️Carência: Cães que passam muito tempo sozinhos em casa e se sentem abandonados, podem desenvolver este comportamento para chamar a atenção do dono.

✖️Estresse: O cão pode estar com excesso de energia acumulada, o que pode leva-lo a ficar muito ansioso e acabar comendo as próprias fezes.

✖️Local errado: Se o local do animal fazer xixi e cocô estiver muito próximo das vasilhas de água e comida, o cão pode acabar se confundindo e comendo o cocô.

✖️Fome: Talvez a ração que você está dando ao animal não esteja suprindo a sua necessidade. Mesmo que você deixe a ração à vontade durante o dia e ele coma tudo, o problema pode estar na qualidade da ração. Rações de baixa qualidade não contém todas as proteínas e nutrientes que os cães precisam e eles tendem a comer o próprio cocô para saciar a fome.

⚠️Questões de Saúde:

✖️Deficiência nutricional: O animal pode estar com falta de alguma vitamina em seu corpo e está comendo as fezes para tentar suprir tal carência.

✖️Vermes: A presença de vermes no organismo do cão pode leva-lo a comer o cocô para tentar combater os vermes.

✖️Má digestão: Caso o organismo do animal não esteja conseguindo processar os alimentos ingeridos, o pet pode comer as fezes como forma de tentar solucionar o problema.

⁉️O que fazer para tirar este hábito do animal?

✔️Você não deve retirar as fezes imediatamente quando o animal fizer suas necessidades. Ele deve mostrar ao animal que tudo bem ele fazer as fezes ali. Quando perceber que o pet irá comer as fezes, ele deve mostrar que é errado, falando com seriedade a palavra “NÃO” e afastando o animal do local. ⠀

✔️Se for uma questão de carência ou estresse, tente passar mais tempo com o animal e mostrar a ele o quanto ele é importante. Você pode tirar 1 hora do seu dia para fazer um passeio com o seu bichinho, isso resolverá as duas questões de uma única vez.

✔️Estabeleça um local limpo e afastado para o cão fazer suas necessidades, que seja longe das vasilhas de água e comida.

✔️Dê uma ração de qualidade ao animal. Rações Super Premium contém todas as propriedades que os cães precisam para saciar tanto a fome quanto as suas necessidades nutricionais.

✔️Se você detectar que não é uma questão comportamental do animal, o mais indicado é procurar um médico veterinário, pois o animal pode estar com alguma deficiência nutricional, vermes ou problemas digestivos, e o veterinário provavelmente terá que fazer exames para descobrir a raiz do problema e trata-lo da forma correta.⠀

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, entre em contato com a gente! ⤵️
📞(31)3417-4848
📲(31)9.7145-6315
💻www.RacoesRabelo.com.br
📍Rua Dr. David Rabelo, 749 – Alípio de Melo, BH/ MG